quinta-feira, 18 de agosto de 2011

COBRA SALAMANTA É CAPTURADA EM MACAÍBA


COM O AVANÇO DA CONSTRUÇÃO CIVIL, MUITOS ANIMAIS TÊM PERDIDO SEU ESPAÇO NA NATUREZA. DESSA VEZ FOI NA CIDADE DE MACAÍBA, ONDE A POLÍCIA AMBIENTAL FOI ACIONADA PARA CAPTURAR UMA COBRA SALAMANTA (NÃO CONFUNDIR COM SALAMANDRA, QUE NÃO É COBRA), NA QUAL ESTAVA PRÓXIMA DE UMA RESIDÊNCIA QUE ANTES ERA SEU HABITAT NATURAL E AGORA PASSARÁ A SER UM NOVO CONJUNTO HABITACIONAL.

 A SERPENTE TINHA CERCA DE 1 METRO E ESTAVA BASTANTE DEBILITADA. APÓS SUA CAPTURA, O ANIMAL FOI ENCAMINHADO PARA O AQUÁRIO DE NATAL PARA SER TRATADA. VEJA ABAIXO ALGUNS DADOS SOBRE A ESPÉCIE, DE ACORDO COM O INSTITUTO BUTANTAN:


Epicrates Cenchria é popularmente conhecida como a cobra salamanta, sim, este é seu nome comum. A cobra salamanta é um animal não-peçonhento que pode chegar a medir até mais de um metro quando atinge a idade adulta. Raramente existe algum tipo de salamanta com um tamanho maior, mas existem dados que comprovam que já existiu espécie de até dois metros, porém como foi dito, não é comum. 

Apesar do fato que as cobras têm a fama de “malvadas” e perigosas, a espécie epicrates cenchria é bem diferente do que aparenta, pois esses são animais mais tímidos, preferem se resguardar durante o dia e sair durante a noite, pois seus hábitos são noturnos. O habitat da cobra salamanta (epicrates cenhria) são lugares úmidos, como rios, riachos, lagos e as regiões com pântanos, porém sabe-se que há registros de cobras salamantas que foram encontradas nas florestas úmidas, e em regiões com campos fechados e também abertos.

 Vale ressaltar que mesmo com uma aparência um tanto assustadora e perigosa, a cobra salamanta não é uma espécie de cobra venenosa, ela não representa perigo ao ser humano.
Uma curiosidade na salamanta é que quando está em contato direto com os raios solares, sua cor transforma-se, exato, a cor varia entre uma cor metálica próxima do azul.

Fonte-Policiambiental

Nenhum comentário:

Postar um comentário