terça-feira, 25 de setembro de 2012

AS MENTIRAS DE ROBERTO GUEDES.


Diretor geral do Itep contesta críticas de Roberto Guedes


Nazareno de Deus, diretor geral do Itep.

Contrariado com uma matéria postada no último dia 29 de fevereiro, no blog do jornalista Roberto Guedes, o diretor geral do Instituto Técnico-Científico de Polícia (Itep), Nazareno de Deus, enviou uma Nota ao Nominuto, segundo ele, contando a versão verdadeira sobre o episódio do assassinato de uma mulher que trabalhava na residência da deputada estadual Larissa Rosado, em Mossoró.


Leia a Nota na íntegra:



Caro jornalista Diógenes Dantas,

Em primeiro lugar, quero demonstrar minha admiração pela forma com a qual você conduz o programa, na Rádio 96 FM, que tenho o prazer de ouvir diariamente, mas o motivo dessa correspondência foi uma decepção que tive com o seu Portal Nominuto.com, aliás, com um dos blogueiros, o jornalista Roberto Guedes, que publicou uma notícia completamente irreal acerca do Instituto Técnico-Científico de Polícia (Itep), órgão que dirijo desde janeiro do ano passado, onde passei mais de trinta anos atuando como médico-legista.

A informação que contesto foi postada, segundo verifiquei, às 12h15min de hoje, 29 de fevereiro de 2012, apesar de, no começo do texto, estar publicada data de “29 de março de 2.012”. Além disso, mais um erro está no título, onde o referido blogueiro afirma que “Suicídio mostra destruição do Itep” e passa a versar sobre a morte de uma senhora, ocorrida neste fim de semana, na cidade de Mossoró, que a imprensa potiguar informou que a vítima foi assassinada com tiros nas costas o que, para qualquer pessoa de bom senso, descarta qualquer possibilidade de suicídio.

Diógenes, o blogueiro Roberto Guedes afirma que o Itep está acéfalo, ou seja, não tem comando, o que é uma irresponsabilidade que compromete a credibilidade do seu Portal, referência de informação de qualidade em nosso Estado. Ao assumir o Instituto, encontrei-o repleto de problemas, com almoxarifados vazios, servidores desmotivados, funcionários fantasmas e o necrotério praticamente inutilizável, a começar pela câmara frigorífica, que passava mais tempo quebrada do que funcionando.

Conversei com a governadora Rosalba Ciarlini sobre a situação e recebi dela todo o apoio necessário para começar a, verdadeiramente, sem maquiagens e sem mentiras, gerenciar o Itep. E foi o que fiz e tenho feito até esta data. Nossos almoxarifados estão abastecidos, contratamos empresas especializadas em limpeza para atuar nas unidades de Natal, Caicó e Mossoró, adquirimos – a partir de convênios com o Governo Federal – quinze veículos para melhorar nossa prestação de serviço, reformamos nosso laboratório de toxicologia, compramos equipamentos para ele, reformamos o necrotério, compramos uma câmara frigorífica nova por R$ 378 mil, implantamos o ponto eletrônico, estamos para receber 73 computadores, enfim, se tudo isso corresponde a ser uma gestão acéfala, aceito a crítica feita pelo blogueiro Roberto Guedes, caso contrário, só posso duvidar da seriedade dele enquanto profissional de comunicação.

Diógenes, por causa da morte da senhora Cristina Barreto Viana, que trabalhava na casa da deputada estadual Larissa Rosado, houve uma polêmica sobre o assunto e fui, acompanhado do secretário estadual da Segurança Pública e da Defesa Social, Dr. Aldair da Rocha, e o delegado geral de Polícia Civil, Dr. Fábio Rogério Silva, até Mossoró. Roberto Guedes, mais uma vez erroneamente, disse que o Itep, por falta de médico legista, havia recorrido aos serviços “de um especialista não vinculado à estrutura governamental e pago, em situação inusitada, como prestador de serviço”. É mentira, meu caro Diógenes. Enfrentamos a defasagem em nosso corpo médico, porque muitos se aposentaram recentemente e outros estão gozando licença prêmio, mas o profissional que examinou o cadáver da vítima é um médico do Itep, que atualmente goza de licença prêmio, mas se dispôs a atender o caso sem, evidentemente, ser pago como “prestador de serviço”, como foi dito pelo blogueiro Roberto Guedes aos internautas que acessam o Nominuto.

Como disse anteriormente, quando assumi a direção geral do Instituto, havia muita coisa errada e, admito, ainda existe acúmulo na emissão de exames de dosagem alcoólica em cadáveres, mas em muito breve o resultados começarão a ser liberados. Como não houve investimento na gestão passada, equipamentos quebraram, substâncias acabaram e a reposição, como jornalista bem informado que você é, Diógenes, depende de licitação, de ter ou não o material para ser entregue pelas empresas vendedoras, de vistorias, enfim, o processo burocrático que, pelo bem da legalidade, precisamos nos submeter.

Por fim, o blogueiro Roberto Guedes disse que o marido da governadora Rosalba Ciarlini, Carlos Augusto Rosado, havia conversado comigo e exigido providências para agilizar a liberação dos documentos que estão ainda no laboratório. Mais um erro. Mais uma informação errada. Mais uma mentira. Sobre esse assunto, nunca conversei com o doutor Carlos Augusto Rosado.

Meu caro Diógenes Dantas, não entendo o motivo de tantas falhas nessa informação repassada por Roberto Guedes. Lamentavelmente, ele nunca procurou o Itep para obter a verdade, para fazer como fazem os jornalistas comprometidos com a correção: ouvir os dois lados.

Lamento, Diógenes, que seu conceituado Portal aceite esse tipo de profissional. Espero que minha versão – a verdadeira – sobre esse episódio seja tornada pública em seu espaço na internet, para que a sociedade potiguar tenha o direito à informação verídica e responsável.

Fico ao seu inteiro dispor, para transmitir quaisquer informações sobre o Itep.

Um abraço do seu fiel ouvinte,

Nazareno de Deus Medeiros Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário