domingo, 30 de setembro de 2012

CORPO DE HEBE CAMARGO É ENTERRADO EM SÃO PAULO


O corpo da apresentadora Hebe Camargo foi enterrado por volta das 10h30 deste domingo (30) no cemitério Gethsemani, no bairro do Morumbi, em São Paulo, sob aplausos, gritos de "Hebe, eu te amo" e pétalas de rosas jogadas por fãs.

O sepultamento da apresentadora, ícone da TV brasileira, foi acompanhado por uma multidão composta, além dos fãs, por familiares, amigos, artistas e políticos nesta manhã. A chegada do caixão ao cemitério também foi aplaudida. Durante o enterro, os fãs cantaram, ainda, a música "Como é grande o meu amor por você", de Roberto Carlos - ela era fã do cantor.

O caixão com o corpo de Hebe deixou às 10h horas o Palário dos Bandeirantes - onde ocorreu o velório e a missa celebrada pelo padre Marcelo Rossi - por volta das 10h, em um carro do Corpo de Bombeiros, e seguiu em cortejo em direção ao cemitério. Lá, foi transferido em um carro elétrico e levado até o local do sepultamento, o jazigo da família.

No percurso até o cemitério, o caixão foi coberto com uma bandeira brasileira e rodeado de coroas de flores enviadas pelos familiares, amigos, artistas e políticos, como a presidente Dilma Rousseff, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, os apresentadores Luciano Huck e Angélica, Pelé, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e o empresário Antônio Ermírio de Moraes - entre dezenas de outros.

Hebe morreu de madrugada de sábado (29) em casa após sofrer uma parada cardíaca, ao se deitar para dormir, segundo a assessoria de imprensa do SBT. Ela lutava contra um câncer desde 2010.
'Ela era uma mãe para mim', disse o padre Marcelo (Foto: Leo Martins/Frame/Folhapress)

Missa com músicas de Roberto Carlos
Celebrada pelo padre Marcelo Rossi, a missa pela morte da apresentadora teve fim por volta das 9h. A 

cerimônia durou aproximadamente meia hora.

Durante a celebração, o padre cantou "Como é grande o meu amor por você", de Roberto Carlos, acompanhado pelo público, também composto por amigos, familiares e fãs. A missa foi encerrada com "Jesus Cristo", também de Roberto Carlos. Ao final, um fã fez um discurso em homenagem à apresentadora.

'Missa da saudade'
Antes de dar início à celebração, o padre Marcelo disse que ela não queria uma missa triste, mas uma missa com "muita saudade", e é dessa forma que a cerimônia seria conduzida.

De acordo com o religioso, foi a própria família que pediu que ele celebrasse a missa da forma que Hebe desejava. "Não vai ser missa ecumênica, Hebe queria missa com Nossa Senhora", afirmou.

"Todos sabem do amor que eu tenho pela Hebe, ela foi uma mãe para mim (...). A Hebe é um exemplo de vida, além de um ícone da comunicação como apresentadora", disse, antes do início da cerimônia.

O padre afirmou que esteve com a apresentadora na última segunda-feira (24) para uma missa de inauguração de uma capela de Hebe. O religioso afirmou que, naquele dia, percebeu que ela estava sentindo dor, mas que mesmo assim nunca falava em partir e lutou como uma guerreira para sobreviver. "Sua voz era uma voz que pregava a ética, a coragem e o amor pelo Brasil", afirmou.



'Dia do selinho'
Após ser aberto ao público, depois de momentos reservados exclusivamente a familiares e amigos, na noite de sábado (29), o velório de Hebe Camargo recebeu fãs que desejavam se despedir da apresentadora. O consultor de vendas Fagner Fernando Ribeiro, 28, viajou de São José dos Campos para São Paulo especialmente para prestar homenagem ao ícone da televisão brasileira.

“Para quem sempre viu uma pessoa sorrindo, tranquila e alegre, é difícil vê-la assim. Ficam na lembrança o sorriso, os selinhos”, afirmou ao G1, logo após passar pelo salão nobre do Palácio dos Bandeirantes, sede do governo do Estado de São Paulo, onde está sendo velado o corpo de Hebe. Natural de Taubaté, mesma cidade onde nasceu a apresentadora, Ribeiro fez questão de dizer que apoia uma campanha nas redes sociais para tornar 29 de setembro o “dia do selinho”, em tributo a uma das marcas registradas de Hebe Camargo.

Ribeiro passou pela sede do governo acompanhado do amigo Arthur Lamy, 33. O advogado, que tinha passagem de volta para o Rio, onde mora, marcada para a noite deste sábado, conta que adiou a viagem: “Deixei de ir embora pra me despedir da Hebe. Eu senti como se tivesse perdido um parente”.

No início da madrugada deste domingo (30), praticamente não havia filas diante do Palácio dos Bandeirantes. O principal inconveniente enfrentado pelos admiradores de Hebe era o frio – de acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) de São Paulo, por volta da 1h da manhã fazia 13,8º no bairro do Butantã, próximo ao Morumbi, onde fica o Palácio dos Bandeirantes.

Outra reclamação era a impossibilidade de se fazer fotos. “Não deixaram, ficamos tristes, porque a gente queria registrar o momento”, lamentou a comerciante Cacilda Souza de Mesquita, 31, de São Paulo. A assessoria de imprensa do palácio atribuiu a proibição a um pedido feito pela família de Hebe ao cerimonial, após os primeiros visitantes fazerem registros com celular.

Diante da interdição, restou aos admiradores fotografar as diversas coroas de flores postadas perto da entrada do salão nobre. E encampar a campanha do “dia do selinho”.

Cacilda se disse a favor, assim como o filho dela, Pedro, 11, que contou estar disposto a usar o seu perfil em uma rede social para participar da “manifestação”. “Eu sou a favor, porque isso era uma das coisas que ela mais gostava de fazer”, comentou a comerciante, referindo-se a um dos gestos que celebrizara a apresentadora e que foi repetido por Silvio Santos logo no começo do velório.

O corpo da apresentadora – um dos ícones da televisão brasileira (veja mais abaixo nesta reportagem vídeos e a biografia de Hebe) – chegou ao local do velório por volta das 19h de sábado.
Famosos
Roberto Carlos, a quem Hebe costumava sempre se referir com carinho, foi um dos primeiros a chegar ao velório e demonstrou estar bastante emocionado. "A Hebe é a pessoa mais maravilhosa. É um símbolo. Ela vai ficar no meu coração e no coração de todos os brasileiros", comentou o cantor, que hesitou durante a declaração. Filho de Roberto Carlos, Dudu Braga chegou ao palácio pouco antes do pai. Perguntado sobre o estado do cantor após saber da morte de Hebe, Dudu antecipou: "Muito mal. Ele está muito mal”.

Silvio Santos, Serginho Groisman, Boris Casoy, Osmar Santos, a ex-jogadora de basquete Hortência, o piloto Emerson Fittipaldi, as apresentadoras Anna Hickman, Eliana e Palmirinha, as cantoras Claudia Leitte e Wanderléa, os cantores Fábio Jr e Marrone, o ator Rodrigo Faro e o casal de atores Bruna Lombardi e Carlos Alberto Riccelli estiveram entre os que passaram pelo Palácio dos Bandeirantes.
Fagner Fernando Ribeiro e Arthur Lamy defendem a instituição do ‘dia do selinho’. (Foto: G1)

Ao deixar o velório, Silvio, que deu um "selinho " na amiga, disse que "Hebe vai frazer muita falta, principalmente no Teleton". Ele, em seguida, convocou "os brasileiros" a contribuírem. "Para as pessoas que estão chorando neste momento: prestem uma homenagem para Hebe doando [dinheiro] ao Teleton".

Já o humorista Tom Cavalcante foi questionado sobre quais as lembranças guardaria de Hebe: "A grande lembrança é da mulher corajosa e independente. A frase dela que fica é: ‘Vamos comemorar a vida, Tom’.“

Também foram se despedir da apresentadora o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, o prefeito da capital, Gilberto Kassab, e os candidatos à prefeitura Gabriel Chalita e José Serra, além da ministra da Cultura, Marta Suplicy, e do senador Eduardo Suplicy.

O cantor Fábio Júnior foi ao velório logo após uma apresentação. "Fiz um show para ela. Se ela estivesse no meu camarim, diria: 'faz um show lindo de viver'. Além disso, era uma conselheira. Quando estava numa situação ruim, ela diria: 'Fabinho, presta atença!'".

O cantor Marrone disse que sonhou com com a apresentadora. "Eu sonhei que tinha me casado com a Hebe. Ela se despediu de mim casando-se comigo esta noite", afirmou, emocionado.

Os apresentadores Ronnie Von, Carlos Alberto de Nóbrega, Otávio Mesquita, Celso Portiolli e Silvia Popovic prestaram tributos à colega. Silvia afirmou: "Ela ensinou nossa geração a fazer uma TV mais humana".
Cacilda Souza de Mesquita e sua família foram ao velório de Hebe Camargo. (Foto: G1)

Luta contra o câncer
Hebe ficou internada pela última vez por quase duas semanas em agosto, no Hospital Albert Einstein, em São Paulo. Nos últimos dois anos passou por várias cirurgias e tratamentos contra o câncer. A morte da diva causa repercussão entre artistas e políticos brasileiros. A presidente Dilma Rousseff divulgou nota oficial em que se refere a Hebe como “minha querida amiga” e diz que ela foi “uma das mais importantes personalidades da televisão brasileira.”

A apresentadora Ana Maria Braga publicou no Twitter uma homenagem: “Os amigos do Sorriso da TV brasileira, Hebe, choram a Estrela que se vai. Saudade”, escreveu. "Uma mulher estupenda, corajosa, e uma entrevistadora franca e leal. Vai deixar muitas saudades. O exemplo dela foi dignificante", declarou o deputado federal pelo PP de São Paulo, Paulo Maluf.

Já o apresentador Jô Soares comentou a impressão que Hebe causava nas pessoas: "Uma vez, eu fui intérprete de uma entrevista dela com várias pessoas. E todas se referiam a ela como uma grande senhora, uma grande estrela. Ela realmente tinha uma certeza do que fazia que era sensacional. Ela estava acima do bem e do mal”.

'Gracinha'
Em mais de 60 anos de história na televisão brasileira, a apresentadora tinha um estilo próprio de entrevistar as pessoas. Ela se tornou popular com a expressão “gracinha”, usada para elogiar convidados. Outra marca registrada de Hebe era dar selinhos nos entrevistados que passavam por seu famoso sofá.

“Estamos perdendo uma mulher que é um marco da televisão brasileira (...). Nos acostumamos a tê-la como uma de nós”, disse a atriz Irene Ravache, completando que estar com Hebe era "uma festa".

A atriz Lolita Rodrigues, uma das melhores amigas de Hebe, se emocionou ao falar da morte da apresentadora e comentar o estado de saúde dela. “Eu estive com ela há um mês. Ela ainda estava no hospital. Ela estava muito triste, e eu fiquei muito admirada porque a Hebe era a alegria em pessoa. Ali, eu tive certeza de que nada mais era... Era esperado, mas dói muito. Perder um amigo sempre dói muito." Mais tarde, durante o velório, Lolita também falou sobre Marcello, filho de Hebe. "O Marcello é meu filho. Ele perdeu a mãe dele, mas ele tem muitas mães, uma delas sou eu. Foram 68 anos de amizade. Ela era uma amiga que não faltava na hora da necessidade."
O cantor Roberto Carlos chora no velório de Hebe Camargo (Foto: Nelson Antoine/Fotoarena/Folhapress)
O humorista Tom Cavalcante beija Hebe (Foto: Nelson Antoine/Fotoarena/Folhapress)
Serginho Groisman ao lado do caixão no salão nobre do Palácio dos Bandeirantes (Foto: Leo Martins/Frame/AE)
Ana Ana Hickmann passa pelo velório de Hebe (Foto: Nelson Antoine/Fotoarena/AE)
Biografia

Nascida em Taubaté (SP), a 130 km da capital, Hebe Maria Monteiro de Camargo Ravagnani começou a carreira cantando. Entrou para a TV logo após a fundação da primeira emissora brasileira, a TV Tupi, onde ela fazia aparições nos programas como cantora.

Estreou como apresentadora em 1955, no programa “O mundo é das mulheres”, na TV Paulista, a primeira atração voltada especialmente para mulheres. Antes disso, havia substituído Ary Barroso no programa de calouros apresentado por ele.

Depois disso, a apresentadora ficou afastada da TV por um período, até que em 1966 estreou o dominical que levava seu nome na TV Record. A atração contava com o músico
Caçulinha e era líder de audiência. Foi responsável por dar espaço para novos talentos ligados à Jovem Guarda.


Para dedicar-se ao filho, Hebe ficou afastada da televisão por cerca de dez anos, quando voltou a aparecer na TV Bandeirantes. Em 1985, aceitou o convite do SBT para comandar uma atração na emissora. Em quatro de março de 1986, entrava no ar o “Programa Hebe”, comandado por ela até 2010. Em dezembro do mesmo ano, Hebe assinou contrato com a RedeTV e estreou na emissora em março de 2011, onde ficou até este mês, quando acertou retorno ao SBT.
Segundo a assessoria do SBT, ela estava muito feliz com a volta à emissora.

Carreira musical

Famosa como apresentadora, ela não deixou de lado a carreira musical. Após lançar três discos entre 1959 e 1966, compilou suas canções mais conhecidas no CD “Maiores sucessos”, de 1995. Depois, lançou mais quatro discos. "Pra você" (1998), "Como é grande meu amor por você" (2001), "As mais gostosas da Hebe" (2007) e "Hebe mulher" (2010, ano em que participou do Grammy Latino).

O último álbum da carreira contou com participações de Daniel Boaventura e Roberto Carlos. Em todos os discos, o repertório foi abastecido por canções românticas.

'Morrer feliz da vida'
A apresentadora foi diagnosticada com câncer no peritônio, membrana que envolve os órgãos do aparelho digestivo, em janeiro de 2010. Em sua primeira gravação após 12 dias internada para a retirada de nódulos e para o início do tratamento quimioterápico, Hebe mostrou gratidão com fãs e celebridades que a apoiaram. “Posso até morrer daqui a pouco, que vou morrer feliz da vida”, comentou em março de 2010, ainda no SBT.

Na ocasião, Hebe subiu ao palco ao som de Ivete Sangalo, Ney Matogrosso, Leonardo e Maria Rita cantando juntos. “Vocês são a causa disso tudo. Me colocaram nesse pedestal que eu não mereço. É impossível encontrar palavras para descrever esse momento”, disse para a plateia. Depois, entoou “Ó nóis aqui traveis”, samba do grupo Demônios da Garoa.

Novas internações
Em setembro de 2011, Hebe iniciou um novo tratamento contra o câncer, com sessões de quimioterapia preventivas. "Não estou doente, apenas continuo me tratando pra poder ficar com vocês muito tempo ainda", disse. Por conta do retorno ao tratamento, ela havia voltado a perder cabelo e, consequentemente, a usar perucas.

"Evidentemente, todo remédio forte causa algum problema. O meu problema é que eu, de novo, fiquei carequinha. Eu não estou careca, mas quase. Então, evidentemente, estou de peruca", afirmou, em comunicado enviado à imprensa. Ela ainda brincou, referindo-se ao ator Reynaldo Gianecchini, que fazia um tratamento contra um câncer no sistema linfático. "Vou sair linda, igual ao Reynaldo Gianecchini”, disse.

Nos últimos dois anos, Hebe passou por várias cirurgias e tratamentos contra o câncer. Em janeiro de 2010, a apresentadora ficou 12 dias internada para retirada de nódulos na região do peritônio e iniciou tratamento quimioterápico. Em 2011, fez novas sessões de quimioterapia preventivas. Em março de 2012, passou por uma cirurgia de emergência para retirar um tumor que causava obstrução intestinal, ficando 13 dias no hospital. Em junho, realizou uma nova cirurgia de emergência para retirada da vesícula. No mês de julho, segundo o sobrinho Claudio Pessutti, ficou internada por cinco dias para a realização de exames.

AUTOR: G1/SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário